vamos combinar uma coisa?

Em uma parceria, tenho que entender que as duas partes são humanas, as duas partes possuem fraquezas, potencialidades e individualidades.

Temos pontos convergentes. Ambos ganham com a parceria, mas depois cada um retorna pra sua casa pra continuar vivendo sua própria vida.

Quando firmo uma parceria com meus alunos do ensino médio, por exemplo, para que se comportem melhor em sala de aula, primeiro ouço o que eles têm a dizer, ficando presente para suas dificuldades e necessidades ao invés de impor regras de conduta em que eu falo e eles consentem balançando a cabeça.

Tenho minhas dúvidas quanto à eficácia da imposição de regras…

Decepção, desilusão e fracasso entre outros, também fazem parte da parceria, por isso tenho que entender que meus alunos se comportarão melhor em sala de aula, mas não posso idealizar que agora todos farão todas as suas tarefas, estudarão todos os dias em casa, participarão das aulas perguntando e respondendo e que manterão seus celulares desligados dentro da mochila.

A parceria tem perguntas, respostas e respeito com as opiniões divergentes tanto no sentido de A para B quanto no de B para A.

Tenho sido muito mais feliz conversando antes com as pessoas e verificando se é possível para ela, cumprir o combinado.

Sei que existe o ditado que diz que o combinado não sai caro, mas também sei que muitas pessoas nos dizem “sim” sem pensar apenas para nos agradar e que no final isso gera o efeito contrário.

 

 

 

 

 

 

 

 

One thought on “vamos combinar uma coisa?

  1. E muitas vezes o SIM vem sem ao menos prestar atenção no que está dizendo, sem ao menos registrá-lo na memória, sem ao menos se dar conta do momento presente. Na contrapartida, muitas vezes é lançado apenas para acalmar o conflito no momento presente, sem pensar na consequência que será gerada. Realmente conversar é a melhor solução e estar apto a ouvir e compreender seria talvez o nosso maior desafio.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s